quarta-feira, 30 de outubro de 2024

PÉROLAS DA CANTORIA

 


Numa Cantoria em Itapetim, terra natal dos dois Cantadores, Rogaciano Leite, que já estava com vontade de deixar a terra natal pra buscar recursos em outros lugares, Lourival Batista fez:

Não maltrate sua terra,
Rogaciano, sossega,
Ela é mãe e tu és filho
Paciência, meu colega
Filho que fala da mãe
Morrendo o diabo carrega.

Rogaciano, também grande cantador de Itapetim, responde a altura:

De fato, caro colega,
Sua razão não se some
O diabo carrega o filho
Que da mãe manchar o nome
Mas também carrega a mãe
Que mata o filho de fome.


sexta-feira, 25 de outubro de 2024

SR. CORDEL PARTICIPA DA FEIRA ESPAÇO DAS LETRAS

 


Nos dias 16 e 17 de Outubro passado, o Sr. Cordel participa da inauguração da FEIRA ESPAÇO DAS LETRAS numa parceria Literária entre o Governo do Estado da Paraíba, FUNESC, Livraria a União Poeta Juca Pontes, Biblioteca do Espaço Cultural, ACVPB - Academia de Cordel. Tudo junto e misturado com o SARAU da ACVPB e a presença de escritores e poetas paraibanos.

O Evento cultural contou com a presença do Poeta Sérgio de Castro Pinto e da premiada escritora Maria Valéria Resende, o poeta e escritor, Fábio Mozart, entre outros escritores.

A FEIRA mensal terá a segunda edição em dia 23 de Novembro, com exposições de livros de grandes Editoras e Livrarias da capital paraibana. 

Aguardem!








terça-feira, 22 de outubro de 2024

FEIRA LITERÁRIA DE CORDEL NA CORDEL CÓPIA NOS BANCÁRIOS

 


A FEIRA LITERÁRIA DE CORDEL esteve nos Bancários neste sábado (19) com grande plateia. Ali houve o SARAU da Feira os poetas se revezavam declamando e cantando em momentos de Cultura e magia que somente a Literatura de Cordel é capaz de levar a todos.

Estiveram ali Merlanio o Sr. Cordel, Fábio Mozart, Dalmo de Xangô, Bento Júnior, Luis Felipe e Roberto Ferreira, Bodão Ferreira, Arnaldo Mendes Leite, Fabinho Dantas, Julie Sanfoneira, David Poeta e o poeta Melchior Sezefredo.

O Cordel tem tomado os espaços públicos em feiras literárias de muita beleza e é o que desejamos, pois o verso é a Identidade Cultural da paraíba, aqui nasceram a Cantoria, a Poesia Popular, o Cordel, o Forró dentre outras expressões do verso.

Seguem as fotos do evento:  










quinta-feira, 17 de outubro de 2024

FEIRA ESPAÇO DAS LETRAS - Feira Literária em João Pessoa

 



A FUNESC reuniu a EPC Empresa Paraibana de Comunicação, Livraria a União Poeta Juca Pontes, a Editora Paulus, A Editora Dromedário, a ACVPB - Academia do Cordel do Vale do Paraíba, a Associação Poeta Zé da Luz e criou a FEIRA ESPAÇO DAS LETRAS no espaço Cultural, nesses dias 16 e 17 de Outubro de 2024.

A Feira Literária fez o SARAU com os poetas da ACVPB, coordenados por Merlanio Maia o Sr. Cordel, Arnaldo Mendes Leite, Robson Jampa, Francisco de Assis Freitas, Dalmo Oliveira, Fábio Mozart, Bento Júnior e ainda teve a abertura com Luis Felipe e Roberto Ferreira. Então foi feito uma grande festa literária na Praça do Povo.

Ainda tivemos a escritora ganhadora do premio JABUTI Maria Valéria Resende e o poeta Sergio de Castro Pinto, Ana Bandeira, Rosa Pereira, André Ricardo Aguiar e Naná Garcez, entre outros escritores.

Teve lançamentos de Cordéis e Livros na oportunidade.

Esta FEIRA ESPAÇO DAS LETRAS acontecerá todos os meses para levar ao público a importância da Leitura e de fazer novos leitores. 

Aguardem novas notícias literárias. 




















sábado, 5 de outubro de 2024

SONETO DE CAMÕES



SONETO DE CAMÕES

 

Sete anos de pastor Jacó servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela.
Mas não servia ao pai, servia a ela,
que a ela só por prêmio pretendia.

Os dias na esperança de um só dia
passavam, contentando-se com vê-la.
porém o pai, usando de cautela,
em lugar de Raquel lhe deu a Lia

Vendo o triste pastor que com enganos
lhe fora assim negada a sua pastora
como se a não tivera merecida.

Começa de servir outros sete anos
dizendo: “Mais serviria se não fora
para tão longo amor tão curta a vida!”