segunda-feira, 31 de março de 2025

DEPUTADA CIDA RAMOS E O POETA MERLANIO MAIA NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

 


Nesta segunda-feira o poeta Merlanio Maia ao lado da deputada Cida Ramos reuniram-se com o Secretário de Educação do estado da Paraíba Wilson Filho e o secretário pedagógico José Edilson de Amorim para buscar apoio para os Projetos para levar o Cordel como Literatura na Educação.

O poeta levou a ideia da FEIRA DO LIVRO que deverá acontecer no segundo semestre em data a combinar. 

Merlanio, ou Sr.Cordel ainda presenteou os presentes com seus Cordéis e Livros. E ainda falou da importância dessa participação do Estado nos Projetos dos poetas. Uma parceria em prol da cultura genuinamente paraibana.






quinta-feira, 20 de março de 2025

INDA ESTOU AQUI É O NOVO CORDEL DE MERLANIO MAIA _ SR.CORDEL, SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITAR

 


O poeta Merlanio Maia, Sr.Cordel, estará lançando nesta Sexta-feira (21), na Feira Espaço das Letras, no Espaço Cultural, um novo CORDEL AINDA ESTOU AQUI - Retratos da Ditadura Civil-militar. 

Com mais esta Obra de Literatura Popular o Sr.Cordel, como é conhecido, estará trazendo para leitores das Bibliotecas o que ocorreu naqueles dias de trevas no Brasil contemporâneo.

O CORDEL é mais uma obra literária para esclarecer especialmente aos mais jovens que não sabem do horror que foi este período e ainda, ingenuamente, não sabem o que foi e o que poderá ser este regime de excessão que vivemos naqueles dias. Onde silenciar a Cultura, a Arte e a Educação, sem falar no absurdo de corrupção registrada em qualquer busca no Google.

Merlanio inicia com este trabalho uma série de temas históricos do Brasil que em breve estará nas bancas e na Feira do Cordel que este poeta criou e participa na cidade de João Pessoa.

Então aguardemos este lançamento.



terça-feira, 18 de março de 2025

Vitória para a Cultura: Literatura de Cordel é Reconhecida como Patrimônio Cultural da Paraíba

Vitória para a Cultura: Literatura de Cordel é Reconhecida como Patrimônio Cultural da Paraíba

ACVPB pede e Cida Ramos aprova a Lei que torna o CORDEL Patrimônio Histórico da Paraíba

A Literatura de Cordel acaba de ganhar um importante reconhecimento na Paraíba. Graças ao esforço da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB) e do engajamento de figuras como o presidente Merlânio Maia, Bento Junior, Arnaldo Mendes, Dalmo de Oliveira e Iam Pontes, a deputada Cida Ramos apresentou e encampou o projeto de lei que reconhece a Literatura de Cordel como Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba.

Esse é um marco significativo para os cordelistas e para a cultura popular do estado, pois a nova legislação facilitará a implementação de projetos voltados à valorização e difusão dessa arte tão enraizada na identidade nordestina.

A Literatura de Cordel tem origens que remontam a mais de cem anos no interior da Paraíba. Seu maior precursor, Leandro Gomes de Barros, natural de Pombal, é considerado o “Pai do Cordel brasileiro”. Embora muitos apontem influências europeias na forma narrativa, o cordel nordestino consolidou-se como uma expressão única, retratando a vida, os costumes e as lutas do povo sertanejo. No passado, os livretos eram produzidos em papel jornal e vendidos em feiras, tornando-se um verdadeiro fenômeno popular. Leandro Gomes de Barros conseguiu viver exclusivamente dessa arte, construindo um legado que permanece vivo até os dias de hoje.

A aprovação do projeto de lei representa um passo essencial para a preservação e fortalecimento da tradição do cordel, garantindo que as novas gerações tenham acesso e incentivo para manter viva essa expressão cultural. Além disso, um novo projeto de lei relacionado ao cordel está em tramitação, o que pode trazer ainda mais avanços para a valorização da literatura popular paraibana.

Aguardemos os próximos capítulos dessa história, agora oficialmente reconhecida como parte do patrimônio cultural da Paraíba!

domingo, 16 de março de 2025

MERLANIO O SR.CORDEL NO LANÇAMENTO DO LIVRO DO QUIOSQUE DA POESIA

 


O poeta Merlanio Maia participou da Coletânea de poemas do Livro QUIOSQUE DA POESIA. Que teve o lançamento nesta última quinta-feira no Café da Usina.

Foi uma festa linda com grandes poetas paraibanos como Bebé de Natercio, Melchior Sezefredo, Lukete, Pedro Fernandes, Nascimento, entre outros. O Sr Cordel cantou o Sertão e declamou poesia de Chico Pedrosa encantando todos que ali estavam.

E o público ficou embebecido com tanta beleza só evento que acontece todas as segundas quintas feiras só mês.

Convidamos todos para este lindo encontro de poetas.