segunda-feira, 4 de outubro de 2021

FRANCISCO E SEU JUMENTINHO

 


CORDEL MÍSTICO


FRANCISCO E SEU JUMENTINHO


- Pai Francisco, eu conheço

Um homem que, um momento,

Não dá folga, nem respeita

O pobre do seu jumento


É só trabalho forçado

Não deixa o bicho comer

Nem descansar, nem dormir,

Mesmo doente há dever...


Francisco então lhe pergunta

- Me diz, Frei Leão, me diz

Que é esse homem mau

Pra eu falar com o infeliz!


O homem mau é o senhor

E o seu corpo é o seu jumento

Que não permite descanso

Nem pára um só momento


E Francisco com ternura

Ao corpo alisa com a mão

- Perdoa-me jumentinho,

Perdoa este teu irmão


E falando carinhoso

Com o corpo muito doente

Francisco fecha seus olhos

E morre ali docemente

(Merlanio)


Poema pra este dia dedicado a São Francisco.


Bom Dia com Poesia, Meuzamô!


COMPARTILHA

https://youtube.com/c/merlanio

Nenhum comentário: