quarta-feira, 7 de junho de 2023

Funjope e Academia do Cordel do Vale do Paraíba realizam feira em Tambaú

 






Funjope e Academia do Cordel do Vale do Paraíba realizam feira em Tambaú

 25/05/2023 |  08:00 |  343

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), está promovendo o fortalecimento de diversas culturas populares no contexto do São João. Este ano está sendo criado o I Festival de Cordel e a Feira de Cordel, que será realizada na Feirinha de Artesanato de Tambaú, a partir desta sexta-feira (26), em uma parceria com a Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB). A abertura será às 19h, com show do cantor e cordelista Beto Brito.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, considera muito assertiva a parceria com a Academia de Cordel do Vale do Paraíba porque este trabalho envolve os cordelistas, a cultura popular no universo do projeto do São João de João Pessoa, principalmente porque existe uma linhagem forte de culturas populares e de cordelistas em toda a Paraíba.

“Escolhemos a Feirinha de Tambaú porque é uma área extremamente acessível para o morador de João Pessoa e também para o turista. Vamos ter, durante todos os finais de semana, essa potencialização do nosso cordel. Agradecemos demais à Academia de Cordel do Vale do Paraíba por estarmos juntos nesse projeto que fortalece as culturas populares em João Pessoa”, acrescentou.

A ação faz parte do projeto maior do São João Multicultural que compreende o projeto Pré-Junino, o Festival de Quadrilhas Juninas de João Pessoa, o Festival de Quadrilhas Juninas da Paraíba, além dos shows na Lagoa.

A programação da Feira de Cordel segue nos finais de semana durante o mês de junho e vai promover shows musicais, cantorias de viola, declamação de poesia, saraus, contação de histórias, lançamentos de livros e folhetos, exibição de vídeos e exposição de xilogravuras, tendo como inspiração a cultura popular paraibana.

“João Pessoa passa a ter um ambiente dedicado à cultura popular da Paraíba e do Nordeste, semelhante a algumas iniciativas que ocorrem no Recife, em Fortaleza, Maceió e Natal, por exemplo”, disse o cordelista e compositor Merlânio Maia, idealizador do projeto.

Com mais de 80 poetas associados e cerca de 30 colaboradores não-sócios, a ACVPB vai garantir um rodízio permanente de escritores-declamadores, cantadores e outros artistas que gravitam no entorno do imaginário cordelista.

A entidade vai disponibilizar banquetas de madeira para que seus associados possam comercializar suas publicações a cada final de semana. Haverá ainda um palco com sonorização para pequenas apresentações musicais e folclóricas.

No mês de junho, a ideia é aproveitar o clima junino para propagar a cultura popular num dos pontos mais visitados pelos turistas que chegam à cidade. Inclusive, está em fase de articulação parceria com o trade turístico, a PBTur, a associação de bares e restaurantes e com o pessoal que realiza o transporte dos turistas.

“É uma cadeia produtiva importante com base no potencial criativo, que temos aqui que vai se somar ao nosso artesanato riquíssimo”, diz o cordelista e escritor Fábio Mozart, presidente da ACVPB. Merlânio Maia acrescentou que a Feira também é uma homenagem ao poeta Leandro Gomes de Barros, nascido em 1865 na cidade de Pombal, autor de clássicos da literatura de Cordel como ‘Os Pares de França’, ‘O Cachorro dos Mortos’, ‘Uma Viagem ao Céu’, ‘A Batalha de Oliveiros’ e ‘Ferrabrás’. Haverá homenagem ainda ao centenário de surgimento do folheto ‘Romance do Pavão Misterioso’, lançado em 1987, por José Camelo de Melo Rezende, nascido na região polarizada por Guarabira.

Programação – Nesta sexta (26), a programação tem início às 16h com a Feira de Cordel, mas a abertura começa oficialmente às 19h com declamação dos poetas Merlânio Maia, Claudete Gomes, Robson Jampa e Bento Júnior, seguindo com show de Beto Brito.

No sábado (27), haverá declamação dos poetas Merlânio Maia, Raniery Abrantes, Annecy e Sander Lee, a partir das 17h, e às 20h, além de Merlânio Mais, declamam poesias Neto Ferreira, Tiago Monteiro e Bodão Ferreira.

No domingo (28), as declamações acontecem a partir das 17h, com a participação dos poetas Manoel Belisário e seus poetas juvenis, Arnaldo Leite, Claudete Gomes e Sheilla Virgínia. Às 20h, a programação terá Merlânio Maia, Thiago Alves, Marconi Araújo e Rubens do Valle.

  • Texto: Lucilene Meireles
    Edição: Andrea Alves
    Fotografia: Arquivo/SECOM

Nenhum comentário: