domingo, 20 de agosto de 2023

Funjope apoia 6º Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB, que destaca o cordel

 Funjope apoia 6º Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB, que destaca o cordel

 08/08/2023 |  18:00 |  506

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) está apoiando a sexta edição do Festival Internacional de Música de Câmara da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que, este ano, abraça a cultura popular através da literatura de cordel. A abertura será nesta sexta-feira (11), às 20h, com um concerto da Orquestra Sinfônica da UFPB. O evento segue até o dia 19 com uma série de apresentações na Sala de Concertos Radegundis Feitosa e no Auditório Gerardo Parente da UFPB.

“É realmente uma felicidade muito grande para a Funjope poder participar e colaborar com essa nova edição do Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB. É um Festival que se consolidou e extrapolou os muros da instituição no sentido de que cada vez mais consegue integrar uma diversidade de culturas, que vai da literatura às artes plásticas e, agora, a cultura popular da literatura de cordel”, ressaltou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele lembrou que a Funjope tem feito um trabalho intenso com a literatura de cordel. “Ficamos muito contentes pelo Festival ter absorvido e integrado o cordel no seu horizonte das apresentações”, acrescentou.

O professor de violoncelo da UFPB e coordenador do evento, Felipe Avellar de Aquino, afirmou que desde a primeira edição a equipe procurou fazer uma intercessão entre a música de concerto e uma outra forma de expressão artística, como foi com as artes plásticas, a literatura, o cinema paraibano e, ano passado, com a filosofia.

“Este ano, optamos por esse desafio que é buscar uma intercessão entre a música de concerto e essa forma tão importante de arte que é a literatura de cordel, que valorizamos muito, com sua métrica específica, e a xilogravura, que é uma arte associada à literatura de cordel”, observou.

Na abertura, o poeta cordelista Merlanio Maia vai declamar um cordel que ele escreveu especialmente para o evento e que será distribuído gratuitamente para o público presente ao longo de toda a semana do Festival.

“Esse festival, historicamente, é muito prestigiado e, este ano, será uma união entre o cordel e a música clássica, de câmara. Será uma semana de muita música e o cordel é moldura, faz a abertura, aquele encantamento com a declamação. Vai ser uma festa da música e do cordel aqui na Paraíba, com xilogravura de Marcelo Soares”, destacou o cordelista Merlanio Maia

Além dele, como curador, os cordelistas convidados são Claudete Gomes, Cristine Nobre Leite, Sheilla Virgínia, Annecy Venâncio, Raniery Abrantes, Emanoel Oliveira, Manoel Belisario, Felipe Emmanuel e o Grupo ‘Poesia de Cordel’. Também participa a professora Maria Elizabeth Baltar, do curso de Ciências da Informação da UFPB, estudiosa do Cordel e de sua manifestação. Todos são membros da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB).

Cordel gigante – A Sala de Concertos estará preparada para que o ouvinte se sinta parte integrante de um enorme cordel de sensibilidade e emoções, ilustrado pela belíssima xilogravura do paraibano Marcelo Soares afixada no centro do palco, representando um livreto de cordel gigante.

Apresentações – Na segunda-feira (14), a noite será aberta pelos cordelistas Manoel Belisario e Felipe Emmanuel, um jovem cordelista representante da nova geração de poetas da Paraíba. Já na quinta-feira (17), o concerto será aberto por um grupo de jovens que assegura a renovação e manutenção do cordel, tradição originária do município de Pombal. Também haverá uma homenagem às mulheres. No sábado (19), encerramento do Festival, os cordelistas Annecy Venâncio e Raniery Abrantes abrem o programa intitulado ‘Do Berimbau a Brahms’.

Ao longo de todo o evento, poetas e poetisas cordelistas apresentam poesias autorais, tendo referências com o repertório de cada concerto. O Festival segue sua trajetória inovadora, ao mesmo tempo em que homenageia os artistas e a cultura da terra. 

Evento – O Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB começou em 2017 e faz parte do calendário cultural da instituição. Este ano, o evento traz músicos dos EUA, Canadá e do Brasil para uma semana de concertos e masterclasses para os discentes.

O evento é promovido pela área de Práticas Interpretativas do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM), com o apoio da Reitoria, direção do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), coordenação do PPGM, Funjope, Clínica Fisiocorpore, Hotel Caiçara, Instituto Energisa, Associação dos Docentes da UFPB (ADUFPB), Agência UFPB de Cooperação Internacional, Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) e da Pró-reitoria de Extensão (PROEX).

A programação completa pode ser conferida no link festivalinternacional2023.homesteadcloud.com

  • Texto: Lucilene Meireles
    Edição: Cristina Cavalcante
    Fotografia: Assessoria/UFPB

  • Secretarias

    FUNJOPE

Nenhum comentário: