terça-feira, 28 de outubro de 2025

O POETA SR.CORDEL EM PROJETO PARA A SALA DE AULA

 


O poeta cordelista paraibano Merlanio Maia, Sr.Cordel, hoje foi levar o Projeto Educa-seguro em Sala de aula na Escola Mathias Freire.

Este Projeto nasceu de uma parceria com SINDSEG e SINCOR com a Secretaria de Educação, que leva educação financeira para os alunos da escola pública municipal.

É sempre muito gratificante cantar e declamar cordéis para as crianças, pois a interação é imensa.
O projeto seguirá para mais escolas, pois é o Cordel levando conteúdo para a vida toda da criançada.
Coisa preciosa é a Arte quando se junta a educação.
Viva o CORDEL!


quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Começam as inscrições para as Oficinas de Xilogravura e Cordel dentro da programação da 1ª FLOR – Festa Literária do Extremo Oriental

 


Começam as inscrições para as Oficinas de Xilogravura  e Cordel dentro da programação da 1ª FLOR – Festa Literária do Extremo Oriental


A 1ª FLOR está prestes a colorir o Centro Histórico de João Pessoa com literatura, poesia e cultura popular! O evento, que acontece de 23 a 26 de outubro, é promovido pela Confraria Sol das Letras, Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB) e União Brasileira de Escritores – Seção Paraíba (UBE-PB). Durante quatro dias, a capital paraibana se transformará em um grande jardim de ideias, sons e histórias. 


Entre as atividades mais aguardadas está na Oficina de Xilogravura, ministrada pelo xilogravador Josafá de Orós que acontece na sexta-feira (24) às 09h40 e a Oficina de Cordel, ministrada pelo poeta e presidente da ACVPB, Merlânio S. Cordel às 14h no Polo do Cordel – Zé Limeira , localizado no Casarão 34 (Praça Dom Adauto, Avenida Visconde de Pelotas, 34). As inscrições já estão abertas e devem ser feitas gratuitamente por meio de formulário on-line. São 15 vagas disponíveis para cada oficina, destinadas a pessoas a partir de 10 anos de idade. Para participar, basta acessar o link (COLOCAR LINK) e garantir a sua vaga. 


As oficinas integram uma programação que valoriza a arte popular em suas diversas expressões, com cantorias, palestras, exposições e homenagens a grandes nomes do cordel nordestino.


O Polo do Cordel Zé Limeira será um espaço de celebração da nossa tradição, reunindo mestres e novos talentos, dialogando entre o passado e o presente. A FLOR nasce para espalhar sementes de leitura, arte e cidadania, e nós, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, estamos felizes em ver o cordel ocupando o lugar que lhe pertence: o coração da cultura nordestina.” destacou o poeta e preseidente da ACVPB Merlânio S. Cordel.


Programação do Polo do Cordel – Zé Limeira (Casarão 34)


Sexta-feira (24)

09h00 – Cantoria de Viola com Oliveira de Panelas e Maria Soledade

09h40 – Oficina de Xilogravura com Josafá de Orós

11h00 – Visitação à Exposição de Xilogravura

12h00 – Intervalo

14h00 – Declamação de Arnaldo Mendes Leite e Bento Júnior

14h00 – Oficina de Cordel com Merlânio Maia

16h20 – Visitação à Exposição de Xilogravura


Sábado (25)

09h00 – Declamação de Fábio Mozart e Jota Lima

09h40 – Palestra com Bráulio Tavares – Tema: Desafios do Autor de Cordel na Contemporaneidade

10h40 – Debate com a plateia

11h00 – Visitação à Exposição de Xilogravura

12h00 – Intervalo

14h00 – Declamação de Chico Mulungue e Thiago Alves

14h30 – Palestra com Marco Haurélio – Tema: Símbolos e Temas do Cordel de Ontem, de Hoje e de Amanhã

17h00 – Visitação à Exposição de Xilogravura


Domingo (26)

09h00 – Recital de Chico Pedrosa

11h30 – Entrega das Homenagens aos Artistas:

-Bráulio Tavares

-Chico Pedrosa

-Maria Soledade

-Oliveira de Panelas





sexta-feira, 10 de outubro de 2025

CORDEL É PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DA CIDADE DE JOÃO PESSOA

  


O poeta Merlanio Maia o Sr.Cordel, se declara muito feliz com essa novidade importante. Diz ele: Mais uma vitória nossa! Conseguimos com a deputada Cida Ramos a Lei 13.605/2025, que torna o Cordel Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba e agora conseguimos com o vereador Marcos Henriques que também criasse essa Lei com este intento, de tornar o Cordel Patrimônio Cultural e Imaterial de João Pessoa. 

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena sancionou a Lei 15.540 que torna o Cordel como Patrimônio Cultural e Imaterial em virtude da relevância e importância desta Literatura na nossa cidade.

O Cordel que tem o seu fundador e patrono Leandro Gomes de Barros, da cidade de Pombal do nosso estado, isos já torna o Cordel paraibano, agora tem mais esta Lei que o elege como a nossa Identidade Cultural.

Então é motivo de comemorar, pois nosso ideal de Arte é o Cordel, a Literatua mais bela e forte do mundo!



quinta-feira, 9 de outubro de 2025

DIA DO NORDESTINO - O NORDESTE É BOM DEMAIS

 




O NORDESTE É BOM DEMAIS


No dia do Nordestino

Eu canto por grande veio

E pela Tv Correio 

Logo cedo me ilumino

Nesse nordeste divino

Que tanta beleza traz

Na arte dos ancestrais 

Eu vou fazendo a escola

Reclamando ou na viola

Que o nordeste é bom demais


O Brasil aqui nasceu

Nas costas nesse Nordeste 

Que influencia o sudeste,

Ao sul e ao norte venceu

Centro oeste lhe deveu

E ainda nos deve assaz

Que força o meu povo traz

Tudo que faz bem feito

Pra gente tudo tem jeito

Quebo Nordeste é bom demais


Tem as praias encantadas

A força imensa do povo

E mostra seu canto novo

Com mentes iluminadas

Literaturas premiadas 

Seus artistas geniais

Ninguém nos bota pra trás 

Que esse povo é lindo e forte

E dá ao Brasil seu norte

Que o Nordeste é bom demais!

(Merlanio)

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

O POETA CORDELISTA MERLANIO MAIA EM ARACAJU

 


O poeta cordelista Merlanio Maia, fez Show no 10º CONGRESSO ESPÍRITA DE SERGIPE, no teatro Tobias Barreto.

O seu Show CORDEL DE LUZ, levou alegria e espiritualidade para a plateia lotada daquele Teatro e o povo aplaudiu de pé o poeta paraibana.

Merlanio conhecido por Sr.Cordel tem um trabalho importante em difusão do Cordel, literatura nordestina, bela e rica, que influencia todas as outras modalidades artísticas como o cinema, o teatro, a música, a dança, etc.

O poeta adotou o nome artístico de Sr.Cordel por ter sua alma vestida de verso e faz da poesia sua vida.

Foi Merlanio que procurou a deputada Cida Ramos para fazer uma Lei que tornasse a Literatura de Cordel Patrimônio Cultural Literatura de Cordel e assim esta Literatura, foi reconhecida Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba através da Lei nº 13.605/2025, de autoria da deputada estadual Cida Ramos e sancionada pelo governador João Azevêdo. A sanção da lei, publicada no Diário Oficial do Estado, oficializa a valorização da literatura de cordel como manifestação cultural e de identidade do Estado, reforçando seu compromisso com a preservação dessa tradição. 

Anexamos foto do evento Thiago Fernandes e José Marcelo, Aracaju/SE





quinta-feira, 11 de setembro de 2025

CORDEL NA ESCOLA LEVANDO EDUCAÇÃO FINANCEIRA

 Foto Professora Priscila Geane e Professor Caio Marques

Em muito breve o poeta Merlanio Maia, Sr.Cordel, estará levando o Cordel como instrumento de educação financeira para as Escolas da rede pública de João Pessoa.

O Projeto tem o patrocínio do SINDSEG e do SINCOR-PB. E será uma grande novidade em levar a educação financeira em forma de Arte Popular.

Aguardemos que será uma coisa muito linda!

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

POETA PARAIBANO MERLANIO MAIA EM UBERABA MG




MERLÂNIO MAIA NO XVIII FEMEU!

Merlanio Maia, de João Pessoa-PB, se apresentou no dia 23 de agosto, na final do XVIII FEMEU, com o Show CORDEL DE LUZ.

O Show aconteceu no anfiteatro do MEMORIAL CHICO XAVIER (Av. João XXIII, 2011 – Parque das Américas) às 19h, com entrada franca.

Foi uma noite incrível. Depois da apresentação dos Artístas concorrentes no Festival, o poeta entrou com seus Cordéis cheios de riso e alegria e das canções autorais. A plateia uberabense interagiu com os poemas engraçados e reflexivos do poeta.


E também foi transmitido ao vivo pelo Canal FEMEU no Youtube, através do link: https://youtube.com/live/EuwGXaXmFO0?feature=share .


Viva a Cultura Paraibana!

Viva o Cordel!

REUNIÃO DA EQUIPE DA FLÓR - FESTA LITERÁRIA DO EXTREMO ORIENTAL

 

 

Os poetas Merlanio Maia, Iam Pontes e Helder Moura, a escritora Ana Paula Cavalcante e a arquiteta Maíra Pontes em reunião para a organização e produção da I FLOR - FESTA LITERÁRIA DO EXTREMO ORIENTAL.

Esta primeira edição da FLOR acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 26 de Outubro próximo e será uma linda Festa com Feira Literária, com Pólos da infância, Pólo de Cordel, pólo Literário, Pólo de Cinema e muitos Shows de artistas locais e nacionais, palestras de escritores nacionais.

Já confirmamos palestrantes como Bráulio Tavares, Marco Haurélio, Mary Del Priori, Chico Pedrosa, Oliveira de Panelas e outros.

O poeta cordelista Merlanio Maia ainda falou das Exposições de xilogravuristas e pintores excepcionais. Será uma grande festa da literatura, disse.


domingo, 17 de agosto de 2025

DOMINGO TEVE O REINO ENCANTADO DO SR.CORDEL

 


Domingo teve poesia, música e fantasia com o poeta cordelista Merlânio Maia no Palco Bonde! Com seu espetáculo O Reino Encantado do Sr. Cordel, ele encantou crianças e adultos com histórias rimadas, causos cheios de humor e emoção, e músicas que tocaram o coração de quem passou pela Usina.

Mais do que um artista, Merlânio é um guardião do cordel e da cultura popular paraibana. Com seu carisma inconfundível, fez do Viva Usina um espaço de partilha e encantamento. Que venham mais encontros como esse!

O projeto Viva Usina 2025 é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio do Instituto Energisa, patrocínio da Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

sábado, 16 de agosto de 2025

CORDEL DIRECIONADO PARA CRIANÇAS

 



O poeta cordelista paraibano Merlanio Maia, o Sr,Cordel, vem levando para todos os lugares, especialmente nas escolas da rede pública da Paraíba, o Cordel como instrumento de encantamento das crianças e jovens para a leitura. 

Começa com um pequeno Show em sala de aula, com seus Cordéis para crianças, trazendo Fábulas, Lendas e Histórias para a infância, recheadas de alegrias e surpresas, que ligam a criançada na matéria e estimula o desenvolvimento na leitura.



O melhor instrumento de educação que pode existir é o Cordel, já que se trata de um tipo de Literatura lúdico com seu ritmo e rima que encanta a criança e o jovem.

Os movimentos chamados HAP, HIP HOP, com gênese no Caribe e nas periferias americanas, que vêm na mesma linha, atraem os jovens pela pegada lúdica que envolve o ritmo e a rima e que são usados em desafios especialmente na periferia brasileira.

Pois bem, desde a segunda metade do século XIX que há nascidos na Paraíba, que hoje denomina-se Cordel e que traz todo poder da linguagem artística que envolve e encanta todos. E é essa Literatura que encanta jovens e crianças por todos os lugares.

Por isso explicitamos a importância dos gestores e professores de crianças e jovens para atentarem para este importante instrumento de educação: O CORDEL BRASILEIRO!


domingo, 10 de agosto de 2025

MERLANIO MAIA O SR.CORDEL FAZ SHOW PARA A CRIANÇADA NO VIVA USINA

 


Nesse Domingo, dia dos Pais, a poeta cordelista Merlanio Maia, Sr.Cordel, faz Show para a criançada no Viva Usina. Um Show interativo e cheio de graça e alegria para os pequenos.

O Show traz canções autorais e do imaginário popular e seus Cordéis para a criançada e mo final ainda colocou os pequeninos para homenagear os pais lendo poesia sua dedicada aos pais.

Tudo com muito encantamento e riso. 

Agradecemos à Usina Cultural Energisa pelo seu Viva Usina, na pessoa de Dina Faria.

Valeu!













Tags: Cordel, cordel para crianças, merlanio, sr.cordel, viva usina, poeta cordelista merlanio, senhor cordel

domingo, 27 de julho de 2025

BRASIL VIRGEM (DAUDETH BANDEIRA)

 


B R A S I L V I R G E M
Daudeth Bandeira

O Brasil antes de ser
Visto pelo estrangeiro
Só conhecia o mistério
Do nosso índio trigueiro
Era um punhado de terra
Encalombado de serra
Entranhado de riqueza
Cercado por oceanos
Dormindo há milhões de anos
No colo da Natureza

Apesar de ocioso
Era livre e sossegado
Das irregularidades
Do homem civilizado
O índio tinha "de graça"
A água, a pesca e a caça
A sombra, o fruto e o mel
Não precisava salário
Não comprava vestuário
E nem pagava aluguel

Pedaço de terra fértil
Na última curva do globo
Habitada pelo índio
Pelo tigre e pelo lobo
Por letárgicos peçonhentos
Que faziam sonolentos
Suas costumeiras rondas
À margens dos grandes rios
Que exalavam nos baixios
O hálito puro das ondas

È mesmo que estar ouvindo
Um cacique dando um grito
E a carreta do vento
Passar veloz dando apito
As violentas borrascas
Dobrando as galhas verdascas
Dos angicais enfolhados
Pendurados nos barrancos
Tortos pelos solavancos
De alguns invernos pesados.

Os caboclos caçadores
Ocultos nos arvoredos
Arremedando animais
Com a boca e com os dedos
Uns subindo, outros descendo
As índias novas colhendo
Rosas vermelhas e roxas
Para as bebidas selvagens
E pintarem tatuagens
Na pele negra das coxas

Na tarde que o arco-íris
Laçava um lado do monte
A campina recebia
Um diadema na fronte
O trovão da um gemido
Como quem tinha mexido
No organismo da terra
As matas se contorciam
E os caitetus se escondiam
Nas axilas da serra.

O flamingo solitário
Dormia à beira do rio
O enho em cima das pedras
Tremendo o corpo de frio
A preguiça cochilando
A sucuri espreitando
A passagem do coelho
E a receosa vicunha
Deixando o rastro da unha
Preso no barro vermelho.

Um espetáculo bucólico
Dos artistas naturais
Exibido toda noite
No palco dos pantanais
O verde-lodo dos campos
O farol dos pirilampos
E as luzes do céu azul
Refletiam no Atlântico
O retrato mais romântico
Da nossa América do Sul.

domingo, 6 de julho de 2025

MERLANIO SR.CORDEL NA FEIRA ESPAÇO DAS LETRAS NO ESPAÇO CULTURAL

 


O poeta cordelista paraibano Merlanio Maia, ou Sr.Cordel, nessa sexta-feira(4) apresentou a FEIRA ESPAÇO DAS LETRAS no Espaço Cultural em João Pessoa. A Feira é de promoção da Biblioteca da Funesc e a Livraria a União poeta Juca Pontes e esta edição trouxe a parceria com a  Editora da UFPB, a Livraria do Luiz, a Sociedade Poeta Zé da Luz e dos cordelistas Merlanio Maia, Arnaldo Mendes Leite, Mané Gostoso, Fábio Mozart e Robson Jampa. Além de Dadá Vasconcelos e Wesley Santos.

Foi uma grande festa da Literatura Paraibana, com lançamentos de livros infantis, com direito ao lindo Show  de Dadá Venceslau e Wesley Ramos lançando seus livros A BRUXA CHUCAIA e KOFFI a fonte de sabedoria respectivamente.

Ainda houve a homenagem a poetisa Marineuma de Oliveira, sendo apresentada pela escritora Neide Medeiros, com direito a um poema homenagem do poeta Merlanio Maia.

Ainda teve o lançamento do livro ZÉ VICENTE DA PARAÍBA escrito por Wellington Vicente, com Show de violão, sanfona e viola, sob a maestria de Chagas Fernandes.

Iam Pontes, um dos idealizadores da Feira afirmou que esse é um dos eventos importantes para a Cultura Paraibana, pois divulga a nossa cultura e apresenta à sociedade o que temos de melhor. 

Grande dia da Literatura em João Pessoa!

Aguardem a próxima Feira Espaço das Letras que retornará em Setembro próximo.

FOTOS DO EVENTO: