O poeta cordelista paraibano Merlanio Maia, o Sr,Cordel, vem levando para todos os lugares, especialmente nas escolas da rede pública da Paraíba, o Cordel como instrumento de encantamento das crianças e jovens para a leitura.
Começa com um pequeno Show em sala de aula, com seus Cordéis para crianças, trazendo Fábulas, Lendas e Histórias para a infância, recheadas de alegrias e surpresas, que ligam a criançada na matéria e estimula o desenvolvimento na leitura.
O melhor instrumento de educação que pode existir é o Cordel, já que se trata de um tipo de Literatura lúdico com seu ritmo e rima que encanta a criança e o jovem.
Os movimentos chamados HAP, HIP HOP, com gênese no Caribe e nas periferias americanas, que vêm na mesma linha, atraem os jovens pela pegada lúdica que envolve o ritmo e a rima e que são usados em desafios especialmente na periferia brasileira.
Pois bem, desde a segunda metade do século XIX que há nascidos na Paraíba, que hoje denomina-se Cordel e que traz todo poder da linguagem artística que envolve e encanta todos. E é essa Literatura que encanta jovens e crianças por todos os lugares.
Por isso explicitamos a importância dos gestores e professores de crianças e jovens para atentarem para este importante instrumento de educação: O CORDEL BRASILEIRO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário